Notícias

DME adverte sobre a necessidade de economia de água e energia elétrica

Com a falta de chuva, reservatórios locais estão cada vez mais baixos

Com a pouca chuva registrada durante o outono e inverno, os níveis dos reservatórios do município estão abaixo das médias para o período. A Represa Bortolan, que atingiu o maior volume no mês de janeiro, começou a baixar no início de abril e encontra-se atualmente com 2,20 m abaixo da cota do vertedouro, capacidade de 40% do volume útil. Já a Represa do Cipó, responsável por grande parte da captação realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) para o abastecimento público, atingiu o maior volume no mês de março e começou a reduzir seu volume em maio, encontrando-se atualmente com 3,75 m abaixo da cota do vertedouro, capacidade de 56,15% do volume útil.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou um alerta para que os consumidores façam o uso mais consciente de energia, pois o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliou o cenário energético e concluiu que será necessário manter o parque termelétrico do país acionado, o que implicará em mais custos. Diante da escassez hídrica, o governo sinaliza para que os consumidores poupem energia. Até o final de setembro, o ONS projeta que os reservatórios do Sudeste continuarão a apresentar os menores níveis de armazenamento do país. O custo mais alto da operação fez a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acionar a tarifa com bandeira vermelha nível 2 pelo quarto mês consecutivo, a mais cara do sistema de bandeiras tarifárias implantado em 2015.

O alerta é não desperdiçar, ser consciente. Além de influenciar no valor da conta, o uso adequado da água e da energia elétrica é essencial para o bem-estar do meio ambiente.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais