Notícias

DME Distribuição é destaque no quesito Iluminação Pública

Resultado é parte da avaliação realizada pela Pesquisa ABRADEE 2018

Após a realização da cerimônia no mês de julho, do Prêmio concedido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), todas as distribuidoras receberam um relatório contendo seus resultados. No quesito Iluminação Pública, a DME Distribuição é empresa referência, com até 500 mil consumidores, em todos os itens avaliados: Disponibilidade de iluminação em toda cidade; Qualidade da iluminação; e Cuidados com a manutenção da iluminação.

Segundo a Resolução n° 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), entende-se como Iluminação Pública o serviço que tem por objetivo exclusivo prover claridade aos logradouros públicos, de forma periódica, contínua ou eventual. Caracteriza-se pelo fornecimento de iluminação de ruas, praças, avenidas, túneis, passagens subterrâneas, jardins, vias, estradas, entre outras áreas públicas e definidas por meio de legislação específica, exceto o fornecimento de energia elétrica que tenha por objetivo qualquer forma de propaganda ou publicidade, ou para realização de atividades que visem interesses econômicos.

O serviço é de responsabilidade da gestão municipal. Por ser uma empresa pública cujo único acionista é o Município de Poços de Caldas, conforme convênio celebrado entre as partes, compete à DME Distribuição a elaboração de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações.

Definir adequadamente um sistema de iluminação é uma tarefa que requer bastante atenção, passando pelos tipos de lâmpadas que serão usadas, além do estudo de todos os fatores que irão colaborar para a sua eficiência. Em Poços, o investimento em iluminação inclui a utilização de lâmpadas com a tecnologia LED e a presença em vários pontos da cidade de redes subterrâneas. Os postes possuem um sistema que aciona o acendimento da iluminação quando começa a escurecer e que a desliga quando há luz natural. Existem locais em que a iluminação conta com temporizador, para que seja utilizada dentro de um período e desligue automaticamente, como é o caso das quadras esportivas.

A equipe técnica realiza vistorias periodicamente para verificação do parque de iluminação. Em caso de lâmpadas queimadas e melhorias necessárias, as solicitações devem ser registradas nos canais de atendimento da distribuidora, como o 0800 035 0196 (24 horas). O tempo médio de atendimento é de até dois dias. 

“Para a instalação de novos pontos ou melhoria da iluminação existente é necessária a avaliação do índice de iluminância do local, de acordo com a NBR 5101/2012. Esse índice é determinado medindo o fluxo luminoso entre dois postes. A referida norma classificou em cinco índices os níveis de iluminância mínimos de acordo com o fluxo de veículos e pedestres, quanto maior é o fluxo de veículos e pedestres maior é o índice de iluminância.  O cálculo permite avaliar a necessidade de intervenções”, orienta Nivaldo Morais, Gerente de Serviços Especiais.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais