Notícias

DMED alerta para cuidados com enfeites de Natal e a rede elétrica

Faltando poucos dias para o Natal, os enfeites típicos do período já começam a aparecer por toda parte, nas ruas, comércios e residências.

Nessa época é muito comum vermos nas decorações o pisca-pisca, que costuma ser aproveitado de um ano para o outro. Por isso, é importante verificar as condições dos fios. Se eles apresentarem ressecamento, rachadura e estiverem rompidos ou se houver lâmpadas quebradas, é mais seguro evitar usá-los e comprar novo material.

Na hora de escolher um enfeite novo, o consumidor deve observar a procedência e qualidade do produto, dando preferência sempre ao que tiver o certificado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Nas embalagens, os piscas-piscas devem trazer informações de potência, tensão de alimentação e instruções de uso. O selo de qualidade deve estar estampado na caixa e as instruções, escritas em português. 

Ao comprar uma árvore de Natal é importante procurar pela etiqueta ‘resistente ao fogo’. Essa medida pode evitar maiores estragos caso haja um curto-circuito, como um incêndio. Caso a árvore seja de metal, deve-se evitar o uso de luzes elétricas, pois o metal pode conduzir energia e provocar choques elétricos.

Além disso, as luzes não devem ser instaladas próximo ao alcance de crianças e animais domésticos e, também, não devem estar próximas a enfeites de papel ou cartolina. Outro cuidado importante diz respeito ao consumo de energia elétrica. Para garantir o uso consciente, os enfeites natalinos não devem permanecer ligados durante longos períodos.

De acordo com o Gerente de Distribuição da DME Distribuição, Marco César de Oliveira, no caso de enfeites para utilização externa, eles devem possuir proteção necessária para tal aplicação, no que se refere principalmente à entrada de água nos enfeites, quando estes são alimentados por eletricidade. “É necessário, também, seguir as orientações das Normas Técnicas Brasileiras (NBRs), visando garantir o correto funcionamento das instalações elétricas, em específico os sistemas de aterramento e proteção contra curtos-circuitos, indicados para este fim, sendo recomendável a consulta a um Engenheiro Eletricista ou Técnico em Eletrotécnica, sobre o dimensionamento correto das cargas que serão acrescentadas na instalação elétrica”, conclui.

Algumas recomendações de segurança a serem observadas antes de manusear ou instalar os enfeites de Natal:

- Para instalar lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores, é necessário respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica.

- O conjunto da tomada de energia ou disjuntor de um circuito específico, devem ser desligados ao substituir lâmpadas e outros equipamentos elétricos. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação.

- Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento.

- Dê preferência aos enfeites impermeáveis. Eles são mais seguros e duram mais.

- Dê preferência às lâmpadas de LED. Além de mais econômicas, não geram aquecimento e são mais brilhantes.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais