Notícias

DME participa de campanha nacional de segurança e uso consciente de energia elétrica

Campanha é promovida pela Abradee com a participação das distribuidoras de energia

 

Tem início nesta segunda, a XI Semana Nacional da Segurança/Campanha de Uso Consciente de Energia Elétrica, que acontece de 24 a 28 de julho, e pretende alcançar cerca de 206 milhões de pessoas em todo o País, com a adesão das 47 empresas associadas à Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica). A coletiva de abertura acontece em Brasília-DF, com a apresentação detalhada dos índices de acidentes entre a população envolvendo a rede elétrica no Brasil, registrados no último ano.

Com o slogan “Energia Elétrica com Consciência”, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar para prevenir, e este ano, chama a atenção para cinco situações do dia a dia das pessoas que têm sido as principais razões de acidentes entre a população envolvendo a rede elétrica: construção/manutenção predial, ligações clandestinas, pipa, instalações de antena de TV e poda de árvore.

As distribuidoras, isoladamente, sempre atuaram no sentido de orientar seus consumidores sobre os riscos da energia elétrica e como evitá-los. Em 2006, a Abradee e suas associadas promoveram a primeira campanha nacional para prevenção de acidentes com a rede elétrica e vêm repetindo esta mobilização todos os anos. Os resultados têm sido positivos: desde então, houve uma redução total de óbitos nos cinco tipos de ocorrência abrangidos pela campanha.

Nacionalmente, assim como nos anos anteriores, o principal responsável pelas mortes ocasionadas pelo contato com a rede elétrica ainda é a construção/manutenção predial, com 33% dos casos no ano passado. Embora necessária e indispensável, percebe-se que uma rede em perfeitas condições técnicas e de segurança, por si só, não impede que um ato imprudente resulte em acidentes. Por isso, a Abradee considera fundamental o envolvimento na campanha por parte de toda a sociedade, governos e imprensa.

A DME Distribuição disponibiliza regularmente materiais de conscientização, com dicas de economia e segurança, além de realizar manutenções preventivas e acompanhar ocorrências em sua rede de distribuição de energia. A Diretoria considera importante aderir às campanhas nacionais, para orientar seus consumidores e trabalhará com a veiculação da campanha em tvs, rádios, jornais impressos, sites e redes sociais.

“No Município, o maior problema identificado refere-se a pipa, principalmente nessa época do ano, caracterizado por tempo seco e vento, coincidindo também, com o período de férias escolares. Novamente, fica o alerta que a brincadeira praticada em locais próximos aos postes e fios, pode ocasionar acidentes fatais e geralmente provoca interrupções ao fornecimento de energia e transtornos para a comunidade”, destaca o Presidente da DME, Nilson Pereira Souza.

 

Principais dicas da campanha

- Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurar ou recuperá-la.

- Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

- Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com as redes elétricas. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

- Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgata-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

- Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames.

- Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais