Notícias

Alunos, professora e escolas são premiados por projeto educacional de eficiência energética da DME

Foi realizada na noite desta terça-feira, 4, no Espaço Cultural da Urca, cerimônia para premiação dos concursos de coleta seletiva e redução no consumo de energia elétrica, e também o encerramento do Projeto Educacional de Eficiência Energética “Escola e Cidadãos Ecoeficientes”, desenvolvido pela DME Distribuição com o apoio da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, e dos seguintes parceiros: Viscotech, M&G Fibras, EMATER-MG, COOPERGORE, Cooperativa Ação Reciclar, Coopersul Reciclagem, Associação Poços Sustentável, UNIFAL-MG e ENUTRIUM.

O projeto abordou assuntos como o combate ao desperdício de energia elétrica, uso eficiente e seguro da energia, a importância do consumo consciente e da reciclagem de materiais. Sua duração foi de 14 meses, sendo realizado em oito escolas públicas estaduais, através de recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e contou com várias etapas que incluem: curso de capacitação e reuniões de acompanhamento com os professores; fornecimento de material didático, cartilhas, banners e big-bags; realização de feira pedagógica; coleta e destinação final de 1.534 lâmpadas mercuriais usadas; concursos de desenho e maquete.  

O projeto educacional propôs a alteração nos hábitos de consumo de alunos e professores, com enfoque na coleta seletiva de materiais para reciclagem e no consumo consciente de energia elétrica. Para isso, foi realizado o Concurso de Coleta Seletiva, no qual participaram as 8 escolas envolvidas no projeto, e o Concurso de Redução Percentual no Consumo de Energia Elétrica, que além das escolas, contou com a participação de 93 alunos e 7 professores. Todos os vencedores receberam premiação conforme regulamento dos concursos. “Lembramos que a coleta seletiva continuará a ser realizada em toda escola participante que assim desejar, mesmo após o término do projeto”, destaca Cláudia de Souza, da Assessoria de Meio Ambiente da DMED e coordenadora do projeto.

 

VENCEDORES

 

CONCURSO DE COLETA SELETIVA

1º lugar: Escola Estadual Francisco Escobar - Prêmio TV LED 32”

2º lugar: Escola Estadual João Eugênio de Almeida - Prêmio Notebook

3º lugar: Escola Estadual Professor Arlindo Pereira - Prêmio Mini System 

 

CONCURSO DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

PROFESSOR

1º lugar: Glayce Franco de Melo Nogueira - Prêmio Leitor de E-Book

Escola Estadual João Eugênio de Almeida

 

ALUNO

1º lugar: Felipe Augusto Lino - Prêmio Leitor de E-Book e Brinquedo Educacional

Escola Estadual Francisco Escobar

2º lugar: Victor Lima da Silva - Prêmio Brinquedo Educacional

Escola Estadual Francisco Escobar

3º lugar: Carlos Eduardo da Cruz Reis - Prêmio Brinquedo Educacional

Escola Estadual Professor José Castro de Araújo

 

ESCOLA

1º lugar: Escola Estadual Professor José Castro de Araújo - Prêmio Data-Show

2º lugar: Escola Estadual Professora Cleusa Lovato - Prêmio Notebook

3º lugar: Escola Estadual João Eugênio de Almeida - Prêmio DVD Player

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais