Notícias

ANEEL homologa reajuste tarifário da DMED

Reajuste começa a valer a partir do próximo dia 22

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (16), o reajuste tarifário da DME Distribuição, que passa a vigorar a partir do dia 22 de novembro. A ANEEL é órgão regulador do setor elétrico brasileiro e responsável por deliberar o assunto.

A tarifa visa assegurar equilíbrio no serviço prestado, levando em consideração os custos operacionais e os investimentos necessários em toda cadeia do setor elétrico, que garantem a qualidade do atendimento prestado aos consumidores. O reajuste é previsto pelo contrato de concessão celebrado entre a distribuidora e o poder concedente.

Diante da conjuntura econômica adversa decorrente da pandemia de COVID-19, a ANEEL, em conjunto com entidades setoriais e concessionárias de distribuição, desenvolveu mecanismos para atenuar o aumento tarifário, ocasionado, principalmente, pelo aumento dos encargos setoriais e dos custos de aquisição de energia, em função da escassez hídrica e aumento da inflação. O reajuste homologado conduz ao efeito médio ao consumidor de 11,57%, sendo 9,35% para os consumidores em alta tensão e 12,95% para os consumidores em baixa tensão.

TARIFAS

O consumidor pode acompanhar mais informações sobre o assunto pelo site da ANEEL (www.aneel.gov.br) e, também, através do aplicativo ANEEL Consumidor, que contém detalhes sobre questões como a composição da conta de luz. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais