Notícias

ANEEL anuncia bandeira verde para o mês de fevereiro

Condições de geração continuam favoráveis e bandeira permanece verde há 22 meses no País

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou na sexta-feira (26/1) que o mês de fevereiro terá bandeira tarifária verde. Significa que as contas de energia elétrica não terão custo adicional. A sinalização verde ocorre desde abril de 2022 porque as condições de geração de energia hidrelétrica em todo o país são favoráveis. São 22 meses seguidos de acionamento de bandeira verde.

O diretor-geral da Agência, Sandoval Feitosa, destacou o cenário positivo para a geração de energia no País. “Com a geração em franca expansão, principalmente de fontes renováveis e limpas, alcançamos 22 meses seguidos de bandeira verde acionada. Sinal bastante positivo para o País que reflete condições favoráveis de geração de energia”, completou Feitosa.

A ANEEL faz o monitoramento mensal e projeções de acionamento das bandeiras, válidas para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores. O mecanismo das bandeiras tarifárias, que existe desde 2015, serve para demonstrar o custo real da geração de energia.

Existem três tipos de bandeiras tarifárias: verde, amarela ou vermelha. Quer saber mais informações sobre bandeiras tarifárias? Assista o vídeo explicativo no nosso canal no youtube para compreender como são definidas as bandeiras tarifárias e não esqueça de se inscrever no nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=w1rS7_tGSvM&t=

Ficou com alguma dúvida? Acesse: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/tarifas/bandeiras-tarifarias/faq-bandeiras-tarifarias

*Fonte: ANEEL (https://www.gov.br/aneel/pt-br)

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais