Usina Hidrelétrica Walther Rossi (Antas II)

Exemplo de preservação ao Meio Ambiente, menor área inundada por kW instalado.

Um projeto ousado do ponto de vista estrutural, mas ao mesmo tempo totalmente viável na questão ambiental. A Usina Hidrelétrica Walther Rossi, conhecida como Antas II, se destaca por ser a hidrelétrica brasileira que possui a menor área inundada por kW instalado no Brasil.

Possui três turbinas Francis simples de eixo horizontal e queda bruta de 165m. É a maior hidrelétrica da cidade. Com seus 16.500kW de potência total instalada, acrescentou, na época de sua inauguração, mais 40% no fornecimento de energia, quase triplicando a capacidade do Município. Foi inaugurada em 14 de novembro de 1998.

Quem foi Walther Rossi?

Funcionário do Departamento Municipal de Eletricidade desde 1962, exerceu a função de operador de usina durante sete anos, sendo promovido posteriormente a supervisor da área de geração. Com grande espírito empreendedor e carisma, dedicava praticamente 24 horas do dia à gerência das usinas, durante suas três décadas de trabalho.

 15/05/1936 - † 02/03/1994

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais